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Assistência técnica


MANUTENÇÃO PREVENTIVA Reduzir a queima de motores elétricos com a manutenção correta

È possível diminuir consideravelmente o índice de queima desses equipamentos e o tempo de máquina parada à medida em que se aumenta a conscientização da necessidade de manutenção preventiva e preditiva, onde se observa as características de funcionamento destes, além da temperatura, corrente de trabalho, análise de vibração, re-lubrificação e afins.
Buscando atingir a excelência na qualidade dos serviços prestados, a empresa desenvolveu três tipos de serviços direcionados à linha de motores industriais de baixa e média tensão (CA): preventivo, rejuvenescimento e recuperação completa. O objetivo é proporcionar uma sobrevida aos equipamentos através de um conjunto de atividades preventivas associado ao emprego de procedimentos técnicos embasados nas normas vigentes e nas características técnicas dos fabricantes de motores elétricos.
O conceito utilizado ,visa assegurar as características de operação de cada motor elétrico, respeitando sua aplicação, assim como permitir à indústria um ponto de partida para a manutenção preventiva ou preditiva, através do fornecimento de laudos técnicos obtidos com instrumentos de medição devidamente aferidos para cada motor reparado. Este sistema, preconiza o acompanhamento do regime de trabalho com curva característica de desempenho, podendo definir a vida útil do motor elétrico programando intervenções e aplicando dispositivos preditivos.
Com a adoção de paradas programadas e não mais de caráter corretivo, acrescentam, é possível otimizar os recursos humanos e financeiros da indústria e reduzir os custos operacionais e tempo de máquina parada, além de encargos sociais provenientes de jornadas de trabalho extraordinárias. Ressatal-se que o bom resultado da manutenção está associado a uma rígida política de controle envolvendo o processo de manutenção interno e externo, com serviços, métodos e práticas previamente estabelecidos e aferidos.
Na manutenção preventiva é feita uma limpeza completa, inspeção mecânica com análise de vibração e de folgas, ensaios elétricos da tensão aplicada e da resistência, isolamento, jateamento, balanceamento do rotor e troca de rolamentos. Além de fazer tudo isso, no rejuvenescimento é feito ainda a troca de cabos de saída e a Impregnação por Vácuo e Pressão (VPI) com verniz classe H (180º). Na recuperação completa é acrescido à lista de serviços o rebobinamento do estator com fio esmaltado classe H (180º).

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